Ilhabela

Samu Ilhabela inicia serviço de Suporte Intermediário de Vida

Equipes passam a contar com enfermeiros para atendimentos com práticas avançadas

Por: Redação
Sept. 30, 2019, 7 a.m.

 

O Samu Ilhabela passa a trabalhar como Suporte Intermediário de Vida, a partir de terça-feira, 1° de outubro. Antes, operando como Suporte Básico, o serviço contava com um condutor e um técnico de enfermagem, agora, as equipes irão contar com um condutor de emergência, um técnico de enfermagem e um enfermeiro.

“Agora ganhamos mais autonomia no atendimento às vítimas. Com essa equipe podemos administrar medicamentos que antes não eram permitidos, e temos autorização para fazer condutas avançadas, como passagem de máscara laríngea, que é via aérea avançada, e punção intraóssea”, explica Fábio Luiz Silva, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência.

O Samu conta agora com 10 enfermeiros, que prestarão atendimento baseando-se em um protocolo institucionalizado, adquirido a partir de treinamento específico. “A intenção é qualificar ainda mais o processo de atendimento e trazer respostas positivas para as vítimas em situações de risco. Nossos profissionais terão mais autonomia em situações de emergência”, diz o secretário de Saúde, Alberto Orro.

Com esse serviço, Ilhabela passa a ser pioneira nessa mudança no Litoral Norte, tornando-se referência para outros municípios adotarem o mesmo tipo de atendimento. “Essa é mais uma conquista da Secretaria de Saúde, em parceria com a Intervenção da Santa Casa, na busca de melhor qualidade no atendimento da população”, salienta o secretário adjunto de saúde, Gustavo Barboni.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela