- Foto: Ana Bernardes Fotografia
- Foto: Mirelle Schirmanoff

4ª edição da Feira de Empreendedorismo da Escola Criar-te surpreende visitantes

Por: Melissa Schirmanoff
Sept. 27, 2019, 6:30 p.m.

A Escola Criar-te realizou na sexta-feira (20/09), mais uma edição da Feira de Empreendedorismo apresentada pelos alunos do ensino fundamental I e II com o objetivo de trabalhar várias vertentes que compõem o conceito empreendedor e sua importância.

Ao longo do ano letivo todos os alunos tiveram aulas de empreendedorismo através do sistema Dom Bosco adotado pela escola e tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala sobre a importância de ser um empreendedor, as qualidades, as responsabilidades e o poder de transformar a sua vida e a do próximo.

Cada turma teve a oportunidade de construir, em equipe, uma empresa pensando desde a escolha do ramo de atividade, elaborando o planejamento do negócio, a escolha do nome, a criação da logomarca, a estratégia de marketing, o custo dos produtos, a sua apresentação e o valor a ser comercializado de modo que gerasse lucro.

O evento marcou, na prática, a ‘inauguração’ dessas empresas. Todos puderam, na prática, exercer o papel de um empreendedor.

Os visitantes eram recebidos na entrada da feira com muita simpatia pelos jovens empresários que os convidavam a conhecer a sua empresa entregando-lhes panfletos com a divulgação de seus produtos. Acompanhando a tendência moderna, a divulgação também foi trabalhada pela internet através dos grupos de WhatsApp da escola.

A cada ano a Feira de Empreendedorismo da Escola Criar-te cresce ainda mais em número de empresas, de participantes e também de visitantes, acompanhando o constante crescimento da escola. Este ano, 16 empresas comercializaram seus produtos e em todas, sem exceção, os clientes eram muito bem atendidos. Os empreendedores, tal como na vida adulta, se depararam com imprevistos e souberam lidar com situações inusitadas como por exemplo, a ausência de um ponto de energia em seu estabelecimento para ligar a fritadeira. As encomendas de batatas foram anotadas e, pela ordem, servidas nas mesas onde os clientes aguardavam confortavelmente. Não houve filas nem reclamações. Souberam muito bem administrar o imprevisto.

Opções e criatividade também não faltaram. Os alunos do 1º ano venderam aquilo que mais gostam, é claro: pipoca e algodão doce através da “Nuvem de Algodão em Chuva de Pipoca”. Sucesso de vendas!

A simpatia dos alunos do 2º ano A no comando da “Lá Colé Geladinhos” atraiu muita gente que voltou para comprar mais, principalmente quando fizeram uma promoção relâmpago. As atendentes sorridentes do 2º ano B além de fazerem muito sucesso não deixavam ninguém com sede oferecendo sucos variados e deliciosos com a “Sucos de Sucesso”.

O 3º ano A e B se uniram para reinar em meio a muitos ‘hot dogs’ vendidos com a “Zé Dogão”.

O 5º ano A e B se uniram na “Top Fruit” oferecendo saladas de frutas com ou sem guloseimas irresistíveis. Ao gosto do freguês. Venderam muito.

O 6 ano A se dividiu na criação de três empresas. Um grupo vendeu todo o estoque de ‘slime’ através da “Factory Slime” e nem precisa dizer que isso foi bem rápido... outro grupo da mesma sala vendeu deliciosos hambúrgueres através da “Fast Burger” e outro, as batatas fritas com a “Criar Food”.

O 6º ano B só quis saber de diversão. Empreenderam na área de entretenimento através da “Pura Diversão” e com a “Arcade Inc” e não faltaram clientes, pode apostar.

O 7º ano ofereciam churrasquinho com a “Lo Churrasquito”, esfihas com a “Esfiharia Liberdade” e ainda pastéis com a “Ki Pastel”. Ninguém saiu com fome da feira mesmo!

O 8º ano dominou a venda de açaí com a “Sabor do Bem” e de sorvetes no palito, com a “FrutVerão”.

De acordo com Alessandra Soares Ramiro, diretora da escola “Alunos do 1º ao 8º ano se envolveram nesse projeto de tal forma que os resultados foram fantásticos, além de terem a oportunidade de desenvolver o trabalho em equipe, onde um precisava do outro para que a empresa desse certo, puderam ver o retorno do trabalho de cada um através dos lucros que as empresas obtiveram”.

Sobre alunos do 1º e 2º anos participando de projetos de empreendedorismo, Alessandra salienta que “estimular o espírito empreendedor desde os primeiros anos do ensino fundamental, desenvolve competências, habilidades e atitudes que irão certamente utilizar em suas vidas”.

E quem foi à feira se surpreendeu com o nível de discernimento e envolvimento dos pequenos no projeto.

Para Pedro Henrique Ramiro Marques, coordenador operacional da Criartech, “Sabemos da importância que o empreendedorismo tem e queremos cada vez mais transmitir para eles essa visão. O empreendedorismo transforma, desenvolve a economia do país, gera empregos, produz riqueza, gera inovações significativas que ajudam no crescimento de todos e agrega outras qualidades. É importante todos nós incentivarmos as crianças a seguir criando, desenvolvendo e ajudando nossa nação a ser um lugar melhor”.

Alessandra ainda complementa: “De fato. Sabemos que o mundo está passando por grandes mudanças e cada dia que passa as pessoas precisam se reinventar em suas profissões. Estimular o empreendedorismo gera na formação dos alunos um potencial de criatividade, autonomia, pensamento crítico, trabalho em equipe, descobertas de novas habilidades, oportunidades e com o espírito empreendedor aprendem a pensar em como melhorar a sua vida, a do próximo e o mundo!”

Quer coisa melhor que isso? Pois bem, o trabalho não encerrou com o término da feira não. De volta às salas de aulas, os alunos dão seguimento ao projeto realizando o fechamento, avaliando o trabalho, as dificuldades, comemorando os sucessos e estabelecendo as metas para a Feira de Empreendedorismo de 2020. Isso mesmo! Ano que vem está logo ali e os alunos, empolgados com os resultados, já estão de olho em novos empreendimentos.

Isso sim é que é empreendedorismo!