Educação

Uma escolha importante

Por: Alessandra Soares Ramiro
Sept. 21, 2019, 7 a.m.

Quando as crianças chegam pequenos na educação infantil tão logo já iniciam o processo de aprendizagem.

É no contexto social da “escola” que irão aprender a conviver socialmente, a desenvolver as habilidades cognitivas, a questionar, a pesquisar, a elaborar hipóteses através de suas experiências com tudo que lhe é proporcionado e se apropriam da leitura e da escrita, além de desenvolverem habilidades emocionais e sociais. Ou seja, a escola é um lugar muito importante para a formação da criança como ser humano. É ali que serão reforçados os valores ensinados pelos pais sem contar que a escola se torna parceira da família na formação dessa criança.

Para que seja efetivo esse desenvolvimento, ao escolher uma escola, os responsáveis precisam analisar por completo o que está sendo oferecido, pois é nesse ambiente que o filho ou filha irá passar anos estratégicos da sua vida.

A escola é um ambiente de formação e tem um poder grande de influência na vida da criança, do adolescente e do jovem.

Os pais, em sua maioria, não conhecem contextos pedagógicos e não conseguem mensurar o que é um ensino forte ou fraco e muitas vezes avaliam pela propaganda e marketing de um sistema apostilado.

Considerando que todos os sistemas apostilados são baseados nos parâmetros curriculares nacionais, ou seja, foram aliados às leis educacionais que regem o nosso país, muitos são bons e a diferença está em como esse material será aplicado, como está a motivação do professor que irá utilizá-lo e se essa equipe passa por capacitações e treinamento constante, pois não basta um material ser bom se não for aplicado com qualidade.

Ao visitar uma escola, o responsável deve perceber se é uma escola alegre, cheia de vida, organizada, se a expressão dos funcionários demonstram alegria, porque serão eles que passarão horas, dias e anos com os nossos filhos. Deve-se observar a estrutura, que investimentos a escola faz para se adequar às inovações que a atualização constante da educação necessita. Essa escola vem evoluindo ou parou no tempo?

Ouça pessoas, busque referências, visitem as escolas da sua região, analise por completo para então decidir a escola para o seu filho.

Nunca se deixe levar pela opinião dos outros. Cada um possui a sua história de vida e o que é bom para um pode não ser bom para o outro. A escolha de uma escola deve ser feita através da razão, pois muitas vezes quando atitudes são tomadas através da emoção, a chance de dar errado pode ser grande.

Analise, avalie e tome decisões.

Escolher uma escola é uma atitude séria, pois é nesse contexto que os nossos filhos irão passar grande parte da vida deles.

A educação não tem preço, tem valor!