Gastronomia

Dia Nacional da banana

Por: Chef Roberta
Sept. 21, 2019, 7 a.m.


 

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana, que é uma fruta tropical, que cresce em cacho das árvores chamadas bananeiras. A banana é uma fruta de poupa macia e doce, nasce verde e quando fica amarela é porque está pronta para o consumo.

A banana é uma fruta de origem asiática, principalmente no sudoeste da Ásia, porém por ser uma fruta do clima tropical e largamente cultivada em países com esse tipo de clima. Países europeus e mesmo os Estados Unidos são grandes importadores dessa fruta, uma vez que ela não é tão comum devido ao seu clima ser predominante frio em boa parte do ano.

Por ser muito cultivada na região da América Latina, criou-se uma cultura de chamar os países dessa região pelo apelido de república das bananas, sendo uma maneira pejorativa de classificar países latino-americanos, quando quer se referir a algum problema enfrentado nesta região, inclusive no Brasil. 

Apesar dessa classificação às vezes pejorativa e outras vezes cômica, a banana é uma grande aliada da saúde, sendo rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos, bem como auxiliando nas vitaminas que contribuem para a visão.

Também ajuda a combater o estresse e depressão, além de ser uma boa aliada do intestino, pois é rica em fibras, que auxiliam numa boa digestão.

A banana é muito usada por esportistas para repor energia, pois com a sua variedade de compostos auxilia na prática da atividade física, ajudando a criar resistência.

Além de fornecer energia para o nosso organismo, a banana contém nutrientes que ajudam o nosso organismo a combater e prevenir inúmeras doenças.

Confira abaixo alguns benefícios da banana

- Rica em vitaminas do complexo B. Acalma o sistema nervoso.

- Rica em potássio e vitamina B6. Ajuda a diminuir as cólicas menstruais. O potássio contribui para o aprendizado.

- Rica em fibras. Ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação intestinal sem o uso de laxantes. Por ser rica em fibras, a banana aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.

- Rica em triptofano. O aminoácido aumenta a secreção da serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor). Ajuda a relaxar, manter o bom humor e a melhorar os sintomas de depressão. Faz parte dos “alimentos que trazem felicidade”.

- Contém ferro. Estimula a produção de hemoglobinas e auxilia na prevenção e no tratamento da anemia.

- Fonte de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal.

- Pobre em sal. Ótima para baixar a pressão arterial.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Diminui as cãibras, pois contém vitamina B6 e B12.

- Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço. Por isso, deve-se comer uma banana entre as refeições.

- Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, pois quando se está estressado são reduzidos os níveis de potássio. E como a banana é rica em potássio, comer o fruto pode ajudar a ajustar os níveis de potássio.

Existem muitas receitas maravilhosas para se fazer com bananas, cada tipo tem seu "carro chefe", mas uma que temos em fartura aqui no litoral, é a banana prata, que fica deliciosa cozida com canela e mel.

Ultimamente, uma receita da moda está ganhando adeptos, mesmo não sendo tão simples seu preparo, porém o sabor é irresistível e ninguém é de ferro... Torta de Banoffee é uma torta de sobremesa Inglês feita a partir de bananas, creme e caramelo, combinados ou em uma base de biscoito amanteigado ou um feito de biscoitos e manteiga desintegrado. Algumas versões da receita também incluem chocolate, café ou ambos.

Essa versão é que mais gosto, vamos lá.

 

Ingredientes

Para a base

200 g de biscoito de amido de milho (maisena)

100 g de manteiga sem sal derretida

Para o chantili

300 g de creme de leite fresco

3 colheres sopa de açúcar

1 colher chá de essência de baunilha

Para o recheio

1 lata de doce de leite (400 g)

2 bananas (nanica ou prata madura) em rodela

100 g raspas de chocolate

 

Modo de Preparo

Para a base

Em um processador, triture as bolachas. Depois, adicione a manteiga derretida. Misture mais um pouco. Retire do processador e coloque em uma forma de fundo removível. Vá pressionando a base e os lados. Leve para assar por 15 minutos em forno preaquecido a 180ºC (dependendo do forno pode ser que precise ficar um tempinho a mais). Depois, retire do forno e espere esfriar.

Para o chantili

Em uma batedeira, bata o creme de leite que precisa estar frio com o açúcar e a essência de baunilha. Bata até ponto de chantili (quando forma-se um pico no globo da batedeira).

Para a Montagem

Adicione o doce de leite, depois as bananas em rodelas por cima e por fim, o chantili. Para decorar, adicione raspas de chocolate. Leve ao freezer por 1 hora. Retire da forma e sirva.

Bom Apetite! E aproveitem as delícias que temos por aqui...

 

Escaneie o QR code abaixo para ver mais receitas direto no seu celular, basta abrir sua câmera como se fosse tirar uma foto dessa imagem.