Dança

Professores da Experimental conquistam bolsas de estudos e se especializam em São Paulo

Por: Redação
Sept. 21, 2019, 7 a.m.

                                                                       Bianca Almeida

A Experimental de Dança de Ubatuba possui hoje uma equipe formada por 14 professores que estão à frente das aulas de dança da escola, nas modalidades de Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Sapateado, Mat Pilates e Dança do Ventre, sob a direção geral de Brisa Diamante. E é constante ver esses profissionais se atualizando em importantes cursos e imersões nacionais e internacionais. Exemplos mais recentes são Bianca Almeida e Frederico Bruniera, que estão atualmente em imersão em São Paulo.

Bianca Almeida é aprovada para curso na ECA/USP

Professora de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Teatro Musical na Experimental, Bianca Almeida estará por duas semanas em São Paulo, mais precisamente no Campus da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), para um curso de Dança Cênica, voltado à formação de encenadores, diretores e ensaiadores, o qual compõe seu programa de Doutorado. Para que ela pudesse fazer esse curso, teve seu currículo avaliado e aprovado dentro de um grupo de apenas 12 selecionados.

O curso, que tem a orientação dos profissionais da USP Antônio Carlos de Araujo Silva e Cibele Forjaz, oferece subsídios para o entendimento e discussão da dança cênica de hoje, através de uma apresentação histórica da dança cênica ocidental dos séculos XX e XXI, além da mostra e da discussão de obras recentes, junto de referências relevantes. Ao final do curso, Bianca terá que apresentar um experimento cênico, junto de outros artistas.

"Pra mim é um curso importantíssimo, pois estou recebendo novas técnicas e poderei aplicá-las em sala de aula, com os meus alunos. Além disso, nesse curso tenho a possibilidade de dirigir os artistas, no segmento da dança cênica, o que contribui muito no meu papel, dentro do curso de Teatro Musical da Experimental, o Broadway Talent", comenta Bianca.

Frederico Bruniera passa em audição no Estúdio Anacã, em São Paulo

Outro profissional da Experimental em aperfeiçoamento é Frederico Bruniera. Durante os intervalos de shows da turnê "Nossa História", da dupla Sandy e Júnior, na qual é bailarino, Frederico está se especializando em aulas do projeto ANACÃ PRÓ, no Estúdio Anacã, importante centro de dança de São Paulo.

O professor e bailarino da Experimental foi selecionado por meio de uma audição, com bolsa de 100%, e ficará por alguns meses em imersão no projeto com aulas de Preparação Física, Jazz Funk, Heels, Vogue, Contemporâneo, Acting, Hip Hop, Técnica de Movimento e Yoga. São 18 aulas semanais, com 12 professores, sob a direção de Netto Soares, Fernanda Fiuza e Giulia Ruberti.

"Estou aproveitando a minha estadia em São Paulo para me aprofundar ainda mais no mercado da dança. Esses cursos trazem conhecimentos específicos para mim como bailarino e como professor. Ainda terei a viagem de três meses para imersão em Ballet Clássico e Dança Contemporânea na Espanha, por meio da bolsa que conquistei no Barcelona Dance Center, que farei após a turnê com Sandy e Júnior. É um tempo que estou me dedicando para complementar a minha formação na dança e que terei o prazer de dividir com os alunos da Experimental", comenta Frederico.

Turnê Nossa História com Sandy e Júnior

Em meio a todas essas aulas para se especializar, Frederico completará seu 10º show compondo o Balé da dupla Sandy e Júnior, na turnê Nossa História, no próximo final de semana em Porto Alegre. Além dos shows em São Paulo, no Allianz Park, Frederico já viajou para Salvador, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus para acompanhar a dupla. E mesmo com essa agenda repleta de compromissos, Frederico está ensaiando para se apresentar no espetáculo Aladdin, da Experimental de Dança de Ubatuba, que estará em cartaz no Teatro Municipal de Ubatuba em dezembro desse ano.