Ilhabela

Oficina “Figurino, Luz, Câmera, Ação” será realizada na próxima semana em Ilhabela

Por: Redação
Sept. 20, 2019, 7 a.m.

O Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, no próximo dia 26 deste mês, a oficina “Figurino, Luz, Câmera, Ação”, das 13h às 17h, na Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha.

Essa oficina pretende apresentar e desenvolver diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais, como curtas metragens, publicidade, reality shows e obras cinematográficas, os participantes serão introduzidos aos principais conceitos e características que envolvem a criação de figurinos: pesquisa de referências e de materiais; apresentação visual do figurino através do croqui; estudo e decupagem do roteiro.

A oficina será ministrada por Maria Cecília Amaral, figurinista, diretora de arte, artista educadora e bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e com especialização em Cenografia e Figurinos, pelo Centro Universitário Belas Artes.  Os alunos serão orientados em um exercício prático, na construção de figurinos a partir da transformação, customização e envelhecimento de peças diversas.

 

Maria Cecília Amaral

É figurinista, diretora de arte e artista educadora. Bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e com especialização em Cenografia e Figurinos, pelo Centro Universitário Belas Artes. Atua na Direção de Arte e como figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010. Figurinista da web série Trailers do Cotidiano e dos curtas-metragens: A Cartomante, Sonhos de Liberdade, Café sem açúcar e A Igreja do Diabo.

Figurinista das peças teatrais: O Pequeno Príncipe, Um Brinde a América, Dom Quixote, um Sonhador Arretado (cujo trabalho foi publicado como Menção Honrosa no Livro Traje de Cena, Traje de Folguedo em 2014), Sonhos de uma noite de Verão, Francisco de Assis, entre outros trabalhos.

Idealizadora e coordenadora do São Mateus Mais Fashion, criado em 2015, que promove a realização de desfiles de moda sustentável, em São Mateus. Ministra encontros de figurino e moda desde 2011, participando da 27° e 28° edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de São João Del-Rei. Com atuações em diversas instituições, tais como Centros Culturais: Penha, Lazaro Pinto de Azevedo, Tendal da Lapa; Casas de Cultura São Mateus e São Rafael; Fundação Criança, Cajuv, Instituto Sou da Paz, entre outros.

A oficina é gratuita e poderão participar pessoas acima dos 14 anos. As inscrições (serão disponibilizadas 20), devem ser feitas pelo telefone (12) 3895-8890 ou pessoalmente no prédio da biblioteca.

Serviço: A Biblioteca e Videoteca Prefeita Nilce Signorini está localizada na avenida Princesa Isabel, nº 2626, na Barra Velha.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela