- Foto: Divulgação/Fundart

Flip 2017

Conheça os escritores de Ubatuba que estarão na Flip 2017

Autores de Ubatuba terão suas obras expostas ao público e oportunidade de expandir a cultura caiçara.

July 22, 2017, 11 a.m.

Dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano existe um espaço reservado aos escritores “ubatubenses”. Trata-se da mesa “Ilhas Literárias”, no Silo Cultural, que acontece dia 29 de julho.

Seis autores de Ubatuba irão representar a literatura caiçara, ao lado do escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e filho de Ruth Guimarães, a grande homenageada de toda a programação do Silo Cultural na Flip edição 2017.

A ideia da mesa foi inspirada na coluna “Ilhas Literárias”, do Jornal InforMar Ubatuba, que está ativo desde 2014 no município. O escritor Pedro Gontijo coordenará a roda de conversa entre os artistas da literatura de Ubatuba e demais presentes.

Diálogo

Na conversa, os autores falarão ao público sobre a criação dos seus textos, que foram selecionados pela coluna “Ilhas Literárias”.

Seguindo a fala de cada autor, Joaquim Maria Botelho apresentará uma crítica literária preparada para cada um dos textos expostos e também para o romance “Escotoma: percepção ou preconceito”, no qual o autor, Pedro Gontijo, lançará no evento.

Os demais autores e obras selecionadas são: Bárbara Araújo (“Tiê”, poesia infantil), Santiago Bernardes (“Pescaria”, conto), Danúbia Ivanoff (“Como fazer uma poesia”, poesia), Teca Aliende (“Primeiro dia de aula”, crônica) e Bado Todão (“Ela, a poesia”, poesia). O evento será aberto a todos interessados em conversar sobre o fazer literário em Ubatuba.

Coluna “Ilhas Literárias”

A coluna é uma iniciativa que busca conectar as escritoras e escritores de Ubatuba e oferecer suas criações ao público.

A iniciativa está ganhando progressiva evidência e envolvimento social, contribuindo para energizar o movimento literário de Ubatuba, o qual existe e resiste há tempos, bebendo da fonte da cultura caiçara.

Livros

Livros de escritores de Ubatuba estarão expostos na loja do Silo Cultural.  De 24 a 30 de julho, obras dos autores “ubatubenses” estarão sendo vendidas na loja do Silo Cultural, em Paraty. Os interessados em expor seus livros devem se inscrever preenchendo o formulário neste link.

Já estão inscritos os seguintes livros:

As Orelhas do Frade – Joban

Canoa Poética – Joban

O Livro do Mar (lançamento) – Santiago Bernardes

Palavradando – Santiago Bernardes

Escotoma: percepção ou preconceito (lançamento) – Pedro Gontijo

Alicismos – Alice Cristo Gontijo e Pedro Gontijo

O Artesanato Tradicional Tecendo Saberes – Edirlaine Reis e Leonardo Estevan

Poesias Escolhidas: Vozes de uma alma – Danúbia Ivanoff e outros.

Fonte: Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart